quarta-feira, 30 de junho de 2010

Estudantes e pais debatem ensino no 10º Encontro do Poder Escolar

CLICRBS - PELOTAS

Os pais vão ganhar espaço na 10ª edição do Encontro sobre o Poder Escolar, que acontece no dia 22 de julho no Theatro Guarany. No painel “A voz dos pais” eles poderão apresentar opiniões sobre o trabalho desenvolvido pelas escolas de seus filhos. Nesta quarta-feira (30), às 14h, na Casa dos Conselhos, os dez pais representantes irão se reunir para preparar o que será apresentado no Encontro.

A preparação dos pais está a cargo do Conselho Municipal de Educação de Pelotas (CME), da Secretaria Municipal de Educação (SME), representada pelas supervisoras Tânia Dagmar e Eliane Schmidt, e da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Essas instituições inicialmente encaminharam às escolas da rede pública de Pelotas (municipal e estadual), material para que fossem realizados encontros nas unidades de ensino, onde as famílias puderam debater sobre a participação dos pais na vida escolar de seus filhos e, posteriormente, escolheram representantes para um encontro preparatório, ocorrido no dia 16 de junho, no Colégio Municipal Pelotense.

Neste encontro preparatório houve palestras sobre Políticas Públicas para a Educação, com a pedagoga, mestre e doutora em Educação da UFRGS, Maria de Fátima Cóssio, e sobre a participação dos pais na escola, com a bióloga, mestre e doutora em Educação da UFRGS, Rita de Cássia Cóssio Rodriguez. A preparação também teve relatos dos grupos de trabalho e a escolha dos dez representantes para participação no painel “A voz dos pais”, durante o Encontro sobre o Poder Escolar.

Com a participação de 42 pessoas, a preparação contou com sete representantes dos Conselhos Escolares, dez da Educação Infantil, 11 das séries iniciais, 11 das séries finais e três representantes do Ensino Médio.O encontro contou ainda com a participação das escolas da rede municipal de educação: Colégio Municipal Pelotense, Antonio Joaquim Dias, Antonio Ronna, Balbino Mascarenhas, Cecília Meireles, Erasmo Braga, Francisco de Campos Barreto, João da Silva Silveira, Joaquim Assumpção, Nossa senhora do Carmo, Osvaldo Cruz, Santa Terezinha, Adail Bento Costa, Antônio Caringi, João Guimarães Rosa, José Lins do Rego, Marechal Ignácio de Freitas Rolim, Nestor Rodrigues e mais seis escolas estaduais. No encontro foram trabalhadas questões como a forma que as escolas estão organizadas quanto à participação da comunidade, entre outras.

O 10º Encontro sobre o Poder Escolar é promovido pela Faculdade de Educação da UFPel, Escola de Educação da UCPel, 24º Núcleo do CPERS/Sindicato, Secretaria Municipal de Educação (SME), Conselho Municipal de Educação (CME), 5ª Coordenadoria Regional de Educação e Instituto Federal Sul-rio-grandense (Ifsul) e acontecerá de 19a 22 de julho, no Teatro Guarany.

Nenhum comentário:

Postar um comentário