segunda-feira, 28 de junho de 2010

RS: metade das lavouras de milho já foram colhidas na Zona Sul

SITE PORTAL DO AGRONEGÓCIO

O clima propício dos últimos meses beneficiou o desenvolvimento das lavouras de milho na região Sul do Rio Grande do Sul , agora em fase de maturação e colheita

O clima propício dos últimos meses beneficiou o desenvolvimento das lavouras de milho na região Sul do Rio Grande do Sul , agora em fase de maturação e colheita. A expectativa é que a safra seja bastante satisfatória para os produtores.

Ao redor de 50% da área com a cultura já foi colhida, sendo que o município de Morro Redondo colheu 85% e a produtividade obtida é de 3.240Kg por hectare. O preço de comercialização está variando entre R$18,00, em Morro Redondo, a R$ 26,00, em Jaguarão, a saca de 60Kg.

A colheita do milho, que começou em maio, deve se estender até julho. O assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar de Pelotas, Marco Moro, ressalta a importância de os agricultores realizarem a colheita no período adequado, para garantir a produtividade do grão. "Quanto mais tempo ele fica na lavoura, mais ele sofre com o ataque do caruncho.

Além disso, ele pode produzir toxinas prejudiciais para a alimentação animal", frisa Moro. A orientação para que o agricultor colha no momento certo e realize a armazenagem adequada é um dos pontos principais trabalhados na Campanha Colha Mais Milho, implementada na Zona Sul para aumentar a qualidade e a produtividade do grão. A iniciativa é da Emater/RS-Ascar, Governo do Estado, Embrapa Clima Temperado e Cosulati.

A Campanha busca elevar a produtividade média do cultivo do milho na região de 1.700 kg por hectare para 4.800 kg/ha, aumentando a produção total sem aumentar a área cultivada. O grão é cultivado em todos os municípios da região administrativa da Emater/RS-Ascar de Pelotas e em 100% das propriedades com agricultura familiar. A produtividade média da região, entretanto, é inferior à estadual: entre 1990 e 2008 foi de 1.868 kg/ha, 66% da média gaúcha e muito distante da produtividade potencial de 11.100 kg/ha alcançada nas áreas de lavouras demonstrativas da região.

Com a realização da Campanha Colha Mais Milho as instituições pretendem aumentar a produtividade do grão, tornando a cultura viável economicamente, proporcionando alternativa de renda, soberania e segurança alimentar para as famílias rurais, além de elevar os ganhos econômicos dos produtores tradicionais deste cereal.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Nenhum comentário:

Postar um comentário