terça-feira, 1 de junho de 2010

Santa Casa troca cigarros por mudas de plantas

DIÁRIO POPULAR - Pelotas

Incentivar a vida saudável, com a troca dos malefícios do tabaco e seus derivados, pelo ar puro, está entre os objetivos das atividades do Grupo de Humanização da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas. Durante a tarde desta segunda-feira (31), no jardim interno do hospital, integrantes dos setores de Serviço Social e Psicologia montaram uma barraca e fizeram as trocas de cigarros por mudas de plantas nativas da região, doadas pelo Horto Municipal. Material de orientação, balas e pirulitos também foram distribuídos.

A ação atingiu os colaboradores da instituição e despertou curiosidade de pessoas ligadas aos pacientes internados. Com dois pulmões cobertos de verdes e flores, o slogan escolhido foi Você merece algo melhor que o cigarro.

A atendente de laboratório Catiucia Ferreira Pereira, 31 anos, integra o Grupo de Apoio. Ela afirma que, através das reuniões, conseguiu diminuir a quantidade de cigarros que fumava por dia. “Hoje me sinto mais tranquila e pretendo parar de fumar e incentivar mais colegas a participar”, aponta.

A assistente social Márcia Helena dos Santos da Rosa e a psicóloga Gabriela Marques Giusti coordenaram a ação. O combate ao cigarro dentro da Santa Casa começou em 2006 e integrou-se ao Grupo de Humanização a partir de 2008. Em seguida, foi criado o Grupo de Apoio aos Funcionários Fumantes que reúne participantes em encontros semanais.

A Santa Casa de Misericórdia de Pelotas participa das ações do Programa Nacional de Humanização, implantado pelo Governo Federal, via Ministério da Saúde. A iniciativa prevê a integração de todos os estabelecimentos de saúde no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário