terça-feira, 13 de julho de 2010

Potencial agroenergético do Sul do Brasil em debate

De 10 a 12 de agosto de 2010, produtores, pesquisadores, professores, executivos e extensionistas envolvidos com a agroenergia poderão debater e trocar experiências sobre os aspectos tecnológicos, industriais, mercadológicos e políticos relacionados ao desenvolvimento da cadeia de biocombustíveis no Estado e no País durante a realização do Simpósio Estadual Agroenergia.

O evento que reunirá palestrantes do exterior e de diversas regiões do Brasil será realizado no auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem) da UFPel, simultaneamente com a 3ª Reunião técnica de Agroenergia, 10ª Reunião técnica da Mandioca e a 2ª Reunião técnica da Batata-doce.

No primeiro dia do evento, terça-feira (10), além da sessão de pôsteres, haverá palestras sobre “Perspectivas de Produção de Biocombustíveis no Brasil”, “Fomento a Projetos de Pesquisa em Biocombustíveis” e, no fim da tarde, debate.

Na quarta-feira (11), serão enfocados diversos assuntos relacionados à produtividade agroenergética da região Sul, com palestras sobre “Espécies alternativas potenciais para produção de biodiesel”, “Utilização do óleo de tungue na produção de biodiesel”,
“Desenvolvimento tecnológico da cultura do sorgo para a produção de etanol”, “Melhoramento genético da cana-de-açúcar para a região Sul do Brasil”, além de sessão de pôsteres.

No último dia do evento, quinta-feira (12), das 9h45 às 11h45, estão previstos paineis sobre “Agroindustrialização, processamento e comercialização de mandioca e batata-doce” e outro sobre “Produção de etanol e derivados de cana-de-açúcar”. À tarde, das 15h15 às 17h30, outros paineis irão apresentar resultados de pesquisas, com enfoque na situação atual e em perspectivas relacionadas ao biodiesel, diversificação na produção de matéria prima e participação da agricultura familiar.

Os eventos são promovidos pela Embrapa Clima Temperado, Emater/RS-Ascar, Fepagro e Afubra e têm como objetivo discutir a relevância da agroenergia como plataforma para a agricultura e industria gaúcha.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas através de depósito bancário, no Banco do Brasil (Agência 3124-0, Conta Corrente 25376-6, em nome da Fapeg - Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário Edmundo Gastal). Para validar a participação, o comprovante de depósito deve ser encaminhado para o e-mail agroenergia.2010@cpact.embrapa.br, ou via fax para (53) 3275-8220, com o nome do inscrito. O valor da inscrição é de R$ 50 para estudantes e de R$ 150 para profissionais.

Trabalhos Científicos - O prazo de inscrição dos trabalhos que serão apresentados durante o evento foram prorrogados até esta quinta-feira, 15 de julho. Poderão ser submetidos nas áreas de agroenergia, batata doce e mandioca, devendo ser enviados por correio eletrônico para o endereço agroenergia.2010@cpact.embrapa.br. Os resumos expandidos devem ser enviados já devidamente revisados, em formato *.doc (MS_office_word), e serão publicados conforme enviados. Deverão ser apresentados sob forma de pôsteres (medidas de 90cm x 120cm). Para o trabalho ser aceito, pelo menos um dos autores deverá estar com a inscrição comprovada no evento. Esta e outras normas para apresentação dos trabalhos científicos, bem como a ficha de inscrição, devem ser consultadas no site. Serão premiados os três melhores trabalhos apresentados no evento.

Fonte: ClicRBS Pelotas por Bianca Zanella.

Nenhum comentário:

Postar um comentário