sexta-feira, 16 de julho de 2010

Secretaria de Trânsito pede apoio à comunidade para a conservação de placas

Nos últimos dias, o departamento de Sinalização e Manutenção da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito (SSTT) tem constatado a expressiva ocorrência de vandalismo nas placas de sinalização de diferentes pontos da cidade. A situação tem representado um aumento no serviço e nos custos com a recuperação.

Para tentar minimizar os atos de vandalismo, técnicos e responsáveis pela manutenção das placas na Secretaria pedem o apoio da comunidade.

Reforçamos o apelo para que a comunidade nos ajude na conservação das placas denunciando ao presenciarem tal situação para a guarda municipal, para nós ou para Brigada - sensibilizou o diretor do departamento, Jesus David.

Segundo ele, as estruturas sofrem todo o tipo de vandalismo: são pichadas, furtadas, amassadas e até furadas por tiro. A situação mais recorrente tem sido a inversão das placas. É impressionante, mas parece que está na moda virar placas ao contrário.

Algumas vezes os parafusos até se soltam, mas na maioria são chapas e parafusos novos há pouco recuperados. Algumas pessoas que desconhecem o custo da estrutura vão lá e soltam uma das pontas para verem a placa ficar ao contrário e fazer parecer que alguém a colocou virada. Chega a ser patético - desabafa David.

Substituições
O setor de Manutenção da SSTT recupera uma média entre 180 e 200 placas por mês em um universo de cerca de oito mil placas de trânsito na zona urbana e rural. Diariamente são recuperadas várias placas danificadas e montadas outras novas para reposição.

Isto tudo significa custo de chapa galvanizada, de ferro, de madeira que poderia ser empregado em outro lugar, sem falar nos riscos à segurança, principalmente envolvendo condutores de fora da cidade - lamentou, pedindo mais atenção, cuidado e comprometimento de todos.

Denúncias
Danos à sinalização devem ser informados à SSTT pelo telefone (53) 3227-5402. A guarda municipal atende 24 horas por dia nos números (53) 3223-3169 e 3283-7781. Denúncias de vandalismo podem ser feitas também à Brigada Militar, pelo 190.



Fonte: ClicRBS - Pelotas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário