domingo, 8 de agosto de 2010

Aniversário - UFPel completa 41 anos nesta domingo.

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) registrou neste domingo (8) a passagem de seu quadragésimo-primeiro aniversário. Inserida nos propósitos do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), a instituição vive nos últimos anos um expressivo crescimento, tanto em seu quadro efetivo de servidores (docentes e técnicos administrativos), quanto em sua dotação orçamentária, possibilitando uma relevante expansão do ensino de graduação, quer pela criação de novos cursos, quer pelo aumento do número de vagas dos cursos existentes .

O Reuni também está ampliando de forma considerável a área construída da UFPel. A instituição, que há três anos contava com 155 mil metros quadrados de área construída, viu este número subir para mais de 200 mil metros quadrados. A expansão é uma preparação da Universidade para o crescimento dos números de cursos e de alunos em função do Reuni. O desenvolvimento da área física resulta de diversas ações que incluem novas obras, aquisições de prédios e terrenos e reformas e adaptações em áreas já existentes.

Histórico
A UFPel foi criada pelo decreto-lei número 750, de 8 de agosto de 1969. Resultou da transformação da Universidade Federal Rural do Rio Grande do Sul(UFRRS), da anexação de áreas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Pelotas e da agregação de unidades particulares de ensino superior também já existentes na cidade.

Desta forma, embora tenha sido criada em 1969, a UFPel tem suas origens em anos mais remotos. O núcleo formador da instituição é integrado pela centenária Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, fundada em dezembro de 1883, pelas faculdades de Direito e Odontologia, que iniciaram suas atividades nas primeiras décadas do século passado, e pelas faculdades de Ciências Domésticas e de Medicina Veterinária.

Também contribuíram para o surgimento da Universidade o Instituto de Sociologia e Política e instituições particulares como a Faculdade de Medicina, a Escola de Belas Artes Carmen Trápaga Simões e o Conservatório de Música de Pelotas. Após a criação da UFPel, iniciou-se o período de estruturação da Universidade, com a implantação dos seus órgãos administrativos, a reformulação e adequação das antigas unidades e a criação dos institutos básicos necessários ao seu funcionamento.


Fonte:Diário Popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário