quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Ubai deve abrir as portas nesta quinta.

Esta quinta-feira (19) é um dia importante, ao menos para 90 mil moradores das comunidades das regiões Navegantes, Fátima, Porto, Várzea e Balsa. Após meses de ansiedade pela concretização da prometida Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes, o local deve abrir as portas nesta manhã. Com estrutura montada e equipe formada, a Ubai inicia trabalho piloto no município, onde irá desenvolver um atendimento diferente do realizado pelos postinhos. Com funcionamento das 8h à meia-noite, o local não utilizará as famosas senhas limitadas. Adotará, sim, o sistema de Acolhimento por Classificação de Risco, atendendo apenas casos de média complexidade.

Reforma
Antes de estar prometida para este mês, a inauguração do prédio já havia protagonizado uma novela de meses de atrasos por conta de detalhes legais. Inicialmente programada para iniciar em abril, a unidade foi reprovada pela auditoria do Ministério da Saúde, que utilizou uma resolução atualizada em 2006 para criteriar a avaliação - o projeto fora baseado em uma legislação mais antiga. Com isso, conforme o secretário de Saúde, Francisco Isaías, 120 dias foram perdidos para adequação.

Estrutura
Com 300 metros quadrados, o espaço hoje conta com três salas de observação - feminina, masculina e pediátrica -, uma de O2, uma de emergência, um posto de enfermagem, uma sala de sutura e ginecologia, refeitório, estacionamento e sala médica. O projeto foi apoiado em recursos federal (R$ 240 mil) e municipal (aproximadamente R$ 200 mil). A unidade fica na rua Darcy Vargas, ao lado da Unidade Básica de Saúde do Navegantes.

Fonte:Diário Popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário