sábado, 7 de agosto de 2010

Vem aí a 2ª edição do Festival Manuel Padeiro de Cinema.

Pautado pelo sucesso alcançado na primeira edição, realizada no final do ano passado, o Festival Manuel Padeiro de Cinema e Animação está de volta para agitar a cena da Sétima Arte em Pelotas. Nesta segunda edição, marcada para acontecer entre os dias 1º e 4 de dezembro, o Festival traz boas novidades, como a conquista de apoios importantes, novo patrocinador máster, substancial aumento no valor das premiações, novo local de realização e disposição de oferecer ajuda de custo aos cinco melhores trabalhos selecionados.

O Festival Manuel Padeiro de Cinema e Animação é um evento cinematográfico que traz como principais objetivos estimular a produção cinematográfica local - por meio de parcerias com o Curso de Cinema e Animação da UFPel - inserir Pelotas na rota dos festivais de cinema do Brasil, tornando o município um polo de discussão do setor, implementar o turismo por meio da valorização histórica do cinema e fomentar a produção através de uma janela de exibição, a exemplo do Projeto Sete Imagens, do Theatro Sete de Abril.

Idealizado pela Gaia Cultura e Arte e realizado com o apoio da UFPel e da Prefeitura, a edição 2009 do Festival reuniu 120 filmes, oriundos de várias partes do País e, inspirado em festivais europeus, aderiu à temática de exibição a céu aberto, no espaço cultural Trilha Jardim, localizado na zona rural (Colônia do Quilombo, 7º distrito).

Para 2010, as novidades são muitas: a Prefeitura ampliou substancialmente seu apoio à realização do evento, envolvendo, além da Secretaria de Cultura (Secult), o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep).

Neste ano, o local escolhido para a realização do evento é o Parque da Baronesa, cedido pelo Poder Público. Segundo Duda Keiber, um dos idealizadores do Festival, o novo local, a exemplo da Trilha Jardim é emblemático:

- Uma série de felizes coincidências me faz acreditar que o local escolhido para o Festival em 2010, a exemplo da Trilha Jardim (2009), deve colaborar muito para o sucesso desta edição, pois além de perceber, em ambos os locais, uma energia muito boa, eles têm muito a ver com a vida e a história de nosso patrono, o escravo Manuel Padeiro - explica ele.

Premiações
O Festival pretende distribuir R$ 25 mil em dinheiro para os melhores trabalhos nas categorias: Melhor Filme de Animação, Melhor Videoclipe, Melhor Documentário, Melhor Filme Curta-Metragem Ficção, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Roteiro, Melhor Trilha Sonora e Melhor Audiovisual Universitário.

As inscrições estarão abertas a partir desta segunda-feira (9), no site www.festivalmanuelpadeiro.com.br. O endereço estará disponível a partir de segunda-feira, e lá poderão ser encontradas também informações adicionais acerca do Festival e o regulamento completo.

O 2º Festival Manuel Padeiro de Cinema e Animação é uma realização da Gaia Cultura e Arte, da UFPel, por intermédio do Curso de Cinema e Animação/IAD, com apoio da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS), Instituto Estadual de Cinema do Rio Grande do Sul (IECINE), Theatro Sete de Abril, Fundacine, Instituto Brasileiro do Audiovisual Cinema Internet e Música (IBRACIM) e patrocínio máster da empresa Girando Sol. O financiamento é da Lei de Incentivo à Cultura (LIC).
Fonte:ClicRBS - Pelotas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário