quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Prédio do Sanep é revitalizado.

De despercebida a contemplada. A até então discreta construção histórica que abriga o Sanep e também o Conservatório de Música da UFPel, na quadra da rua Sete Setembro entre Anchieta e Félix da Cunha, já começa a despertar olhares do público. Na diagonal com o prédio do antigo Jóquei - também recentemente restaurado - a nova pintura da fachada proporcionada pela autarquia amplia o conjunto arquitetônico revitalizado na área central. Os detalhes das aberturas, os traços e adornos metálicos ressaltados em dois tons de azul revelam a riqueza da edificação histórica apagada com o tempo e o desgaste da última pintura há sete anos.

- É mais um investimento que fizemos buscando além da preservação da história do Sanep, a valorização do nosso centro histórico com a devolução a este conjunto, de um prédio tão belo quanto este - frisou o diretor presidente do Sanep, Ubiratan Anselmo.

A imagem da fachada do prédio restaurado foi graficamente reproduzida e adotada como identidade visual para a marca dos 45 anos da autarquia. Todos os impressos do Sanep que completa suas quatro décadas e meia no mês de outubro, levam a logomarca. As tonalidades de azul serão empregadas em todas as unidades da autarquia padronizando os departamentos. O próximo passo será a recuperação das pinturas dos reservatórios.

A história
O casarão foi construído no início dos anos 1830 pelo charqueador Visconde de Jaguary que chegou a hospedar Dom Pedro II no prédio, na visita do imperador a Pelotas. Em 1910, a construção passou pela primeira reforma para abrigar as secretarias municipais. Depois de um segundo restauro, o prédio passa, em 1965, a ser sede do SAE que se tornaria Sanep anos depois.


Fonte:ClicRBS - Pelotas por Bianca Zanella.

Nenhum comentário:

Postar um comentário