sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Unidade de Saúde começará a funcionar em uma semana.

Depois de inúmeras discussões sobre a lotação de pacientes e o tempo de espera para as consultas médicas no Pronto-Socorro de Pelotas (PSP), inicia-se mais uma fase de possíveis soluções. Todas já conhecidas da população. A novidade é que a primeira delas, Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes, deverá entrar em funcionamento na próxima semana. A outra, denominada como Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), sairá do papel após o período eleitoral. A afirmação é do secretário de saúde, Francisco Isaias, que aponta as novas instituições como eficazes instrumentos para a distribuição da demanda.

A Ubai funcionará das 8h à meia-noite e o atendimento será diferente das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Não haverá limite de fichas e o sistema será integrado ao Acolhimento com Classificação de Risco, do PSP. Isaias explica que a unidade estará interligada por rede com o Sistema Único de Saúde (SUS). Só serão encaminhados para o Pronto-Socorro os casos de emergência e urgência e aqueles que precisam de exame imediato. Do contrário o atendimento será feito na própria Ubai.

O atendimento da Ubai será direcionado aos 90 mil moradores que compõe a região do Navegantes, Balsa, Porto, Várzea e Fátima. O prédio - localizado na rua Darcy Vargas, ao lado da UBS Navegantes - tem 320 metros quadrados e possui acesso para portadores de necessidades especiais, exigência que provocou o atraso na inauguração do atendimento, prevista para ter ocorrido há mais de dois meses.

UPA 3
O pedido da administração do município para que o governo do Estado repassasse a responsabilidade da execução da construção da Unidade de Pronto-Atendimento 3 (UPA) foi aceito no final do mês passado. Agora, a prefeitura se prepara para lançar o edital do processo de licitação da obra. A previsão, conforme o secretário de saúde, é de que após o período eleitoral a empresa que realizará os trabalhos já esteja contratada.

O projeto está pronto e o recurso de R$ 2,5 milhões já disponibilizado. A intenção é de que a UPA 3 seja construída onde hoje funciona o estacionamento da Santa Casa, na rua Santos Dumont esquina General Neto.

Haverá atendimento clínico e pediátrico durante as 24 horas do dia para os casos que não demandem hospitalização. A previsão é de que sejam atendidas 300 pessoas por dia e, desta maneira, diminua o número de pacientes que busca atendimento no Pronto Socorro.

Reunião
A primeira reunião promovida pela Câmara de Vereadores para tentar encontrar solução aos problemas crônicos do PSP ocorreu a portas fechadas na noite da última quinta-feira. De acordo com o presidente da Comissão de Saúde do Legislativo, o vereador Ivan Duarte (PT), foram tratados assuntos gerais e abordadas as causas que motivam a superlotação da instituição de saúde.
Estiveram presentes na reunião dois representantes do Ministério da Saúde, que, conforme Duarte, se disponibilizaram a encurtar caminhos e agilizar o diálogo com a União. Inclusive, a direção do PSP foi orientada a buscar recursos junto ao governo para a aquisição de equipamentos. Uma nova reunião deverá ocorrer daqui a dez dias para dar seguimento às discussões e também para avaliar se a Ubai conseguiu absorver parte da demanda do PSP.




Fonte:Diário Popular - por:Joice Bacelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário