quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Unidade de Atendimento do Navegantes começa a funcionar.

Começou a funcionar nesta quinta-feira (19) a Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes. Com atendimento diário das 8h até a meia-noite, o foco do estabelecimento de saúde é, sobretudo, os moradores do Navegantes, Balsa, Porto, Várzea e Fátima, que residem perto do local - o que deverá contribuir para reduzir a demanda do Pronto-socorro de Pelotas.

- Esta unidade é destinada a casos de média complexidade e atenderá pacientes enfermos, que apresentem algum sintoma ou sinal clínico, tal como dor ou febre. Para exames de prevenção e de rotina e atestados médicos os usuários devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) - explica o médico responsável pela Ubai, Thiago Pintos Brunet.

Na semana passada, o secretário de Saúde de Pelotas, Francisco Isaías, esteve na Secretaria Estadual de Saúde (SES), em Porto Alegre, e trouxe pessoalmente ao Município alguns equipamentos que faltavam para compor a Ubai: um desfibrilador, um monitor multiparamétrico (verifica frequência cardíaca, pressão arterial, saturação de oxigênio e faz traçados de eletrocardiogramas), um oxímetro de pulso e um aparelho para eletrocardiogramas. O local também possui um autoclave, para esterilização do material.

O prédio localizado na rua Darcy Vargas, 212, ao lado na UBS do Navegantes, tem 320 metros quadrados. Os equipamentos e móveis foram comprados por meio de processo licitatório. A Ubai conta com dois consultórios e três quartos para observação - um feminino, um masculino e um pediátrico, com três leitos cada - e tem sistema de oxigênio central.

As equipes atuarão em três turnos - manhã, tarde e noite -, com médico clínico geral, enfermeiro e técnicos em enfermagem. Além disso, a Unidade terá dois oficiais administrativos, encarregados da entrada e fichários dos pacientes, pessoal para higienização e guarda municipal, responsável pela segurança do local. Brunet calcula que serão realizados entre 50 e 60 atendimentos diários.

- Vamos priorizar a qualidade - avisa.

Ele recorda que a Ubai Navegantes é um projeto piloto que, comprovada a sua eficácia, deverá se multiplicar, por outros bairros de Pelotas.

A Ubai Navegantes terá computadores interligados ao Saúde em Rede e, desde o primeiro instante, o atendimento será feito através do Sistema de Acolhimento com Classificação por Prioridade Física: após ser recepcionado, o paciente passa por uma avaliação dos sinais vitais e é classificado quanto ao nível de prioridade. A partir da gravidade de seu estado, é definido o grau de urgência com que deve ser atendido e logo encaminhado ao serviço correspondente.

- Trata-se de um sistema novo, de modo que aprenderemos aos poucos a nos adaptarmos do modelo antigo ao atual, mas, com certeza, será para o benefício de todos - enfatiza o médico responsável.

Fonte:ClicRBS - Pelotas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário