terça-feira, 3 de agosto de 2010

Ecoviver promove debate sobre gestão de resíduos sólidos

Com a intenção de analisar diferentes experiências e propor soluções para a gestão dos resíduos sólidos o 4º Fórum do Poder Público do Ecoviver reúne nesta terça-feira (3), das 8h às 12h, representantes das cidades de Canguçu, Pelotas, Rio Grande e São Lourenço do Sul, no Sesi - Serviço Social da Indústria. O projeto é uma ação social da Ecosul e Grupo EcoRodovias, e desde 2007 tem ações voltadas à educação ambiental na região sul. Na pauta dos debates o sistema de coleta, tratamento e destinação do lixo nos municípios, a situação das cooperativas, a coleta seletiva e o posicionamento das cidades em relação à Política Nacional de Resíduos Sólidos. A educadora ambiental, Aline Nakamura, uma das organizadoras do encontro, explica que este ano ao invés de palestras, os debates serão no formato de mesa redonda.

- Após a apresentação inicial, faremos uma troca de experiências com os representantes de cada município convidado, apresentando um breve panorama da gestão dos resíduos sólidos - explica.

Finalizadas as apresentações, o jornalista Artur Rocha, mediador do encontro, abre espaço para perguntas e manifestação dos convidados, privilegiando o debate aberto.

O Ecoviver conta com o apoio da Prefeitura de Pelotas e tem foco na conscientização ambiental e nas atividades desenvolvidas pelo poder público sobre a problemática do lixo e a sustentabilidade dos municípios.

Objetivo - Desenvolvido por ambientalistas e pedagogos, o Ecoviver é um projeto educativo e artístico que busca difundir e estimular a conscientização ambiental nas comunidades e em alunos do Ensino Fundamental. Como temática, aborda os impactos do lixo no meio ambiente, nas comunidades e no bem-estar das pessoas, oferecendo uma oportunidade para o exercício da cidadania, para o entendimento da relevância da atuação individual e de que a criação, a busca e a conquista de soluções estão ao alcance de todos.

Por acreditar que a escola é um dos principais espaços para a difusão de informação, o Ecoviver conta com os educadores como grandes aliados, oferecendo total apoio para a abordagem da questão do lixo em sala de aula e estímulo para trabalhos com os alunos. Desde 2006, o Ecoviver já atendeu 18 cidades no país, mais de 800 escolas, capacitou em torno de 2,3 mil educadores e envolveu mais de 120 mil alunos em um tema abrangente, que precisa ser tratado como prioridade na implantação de mudança de valores e de comportamento: o lixo.


Fonte:ClicRBS - Pelotas por Bianca Zanella.

Nenhum comentário:

Postar um comentário