quarta-feira, 4 de agosto de 2010

IFSul está entre os selecionados para intercâmbio com a França.

Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), de São Paulo (IFSP), do Rio de Janeiro (IFRJ) e o de Santa Catarina (IFSC) foram selecionados para desenvolvimento de projetos de cooperação bilateral entre Brasil e França. Entre as iniciativas previstas estão o intercâmbio para a formação de professores de educação profissional e tecnológica ou de educação a distância, promoção do acesso, permanência e bom desempenho dos estudantes e certificação profissional.

A chamada pública para a seleção das instituições de ensino resultou de protocolo assinado em 2008 pelos ministérios da Educação do Brasil e da França. O resultado, divulgado pela Portaria nº 113, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, foi publicado no Diário Oficial da União, seção 1, página 17, desta quarta-feira (4).

- A cooperação bilateral permitirá não só o compartilhamento de experiência, mas um ganho futuro para os institutos participantes - disse o coordenador da assessoria internacional da Setec, Rodrigo Torres.

O IFSul, em parceria com os institutos de Minas Gerais (IFMG) e do Rio Grande do Norte (IFRN), apresentou projeto na área de indústria eletrônica; o IFRJ, em parceria com os de Tocantins (IFTO) e do Paraná (IFPR), na área de saúde pública e assistência social; o IFSC, em parceria com o IFTO e os institutos de Brasília (IFB) e Fluminense (IFF), na área de turismo, hotelaria e gastronomia.

O IFSP tem projeto na área de indústria aeronáutica. Um dos objetivos da instituição é capacitar professores de educação profissional tanto nas tecnologias existentes na área quanto nas questões didático-pedagógicas em modelos usados por parceiros franceses.

Segundo o pró-reitor de pesquisa e inovação do IFSP, João Sinohara Souza, o Brasil deve contar com pessoal técnico qualificado para fazer avaliações da fuselagem de aeronaves.


Fonte:ClicRBS - Pelotas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário